Quando a Juliana me apresentou John Green, eu já o conhecia. Mas não pelos seus livros, que aparentemente estão ganhando fama e fazendo mais sucesso a cada dia. Eu o conhecia dos seus canais no YouTube.
"Canais no YouTube???", vocês indagam surpresos.
Eu é que exclamo: "Escritor?!?"
Meu primeiro contato com o vlogger (eu ainda não me acostumei com a ideia de John Green ser um autor) se deu em 2012 quando, surfando pelo YouTube, topei com o curso de história online chamado Crash Course World History. Eu nem saberia o nome do apresentador-professor se ele não fizesse questão de começar todos os vídeos com um caloroso "Hi! I'm John Green and today we're talking about ...". Mas aqueles vídeos me fisgaram instantaneamente. Dentro de uma semana eu já tinha ido da Pré-História à Globalização. Havia me apaixonado pelo curso.
 |
A capa de Crash Course World History |
Buscando saber mais, descobri que o canal (que se chama Crash Course) disponibilizava outros cursos, entre eles História dos Estados Unidos e Literatura (ambos apresentados por John), e Biologia, Química e Ecologia, apresentados por seu irmão, Hank Green.
Outros canais, que os algoritmos do youtube sabiamente me apresentaram, também contam com a participação de John e Hank. Explorando esses canais (que para mim eram secundários), descobri que os irmãos Green começaram sua atividade no YouTube em 2007 com o canal Vlogbrothers. Aparentemente John fala de seus livros e publicações nesse canal, e é bem possível que vocês já soubessem disso, mas eu não tinha ideia. Para mim ele era um youtuber-educador interessado em colocar conhecimento na cabeça das pessoas e só.
Quer dizer, "só" entre aspas, porque o que ele faz não é pouco. Longe disso. Uma rápida pesquisa na Wikipedia (somada à quantidade de vídeos que eu assisti dos irmãos) nos diz que Crash Course foi fruto de uma bolsa de ninguém menos que o próprio Google para os irmãos produzirem conteúdo original. Quando a bolsa acabou, eles inventaram sua própria maneira de manter o curso vivo criando o site de arrecadação voluntária Subbable, que permite que, além dos seus, outros canais educativos também consigam financiamento de usuários que acham que o conteúdo vale a pena.
 |
Hank e John Green |
Como se isso não bastasse, os irmãos Green organizaram a primeira VidCon, encontro que visa a interação dos vloggers do YouTube diretamente com os usuários; não só da área de educação, mas de todas (desde Música até... gatos). A coisa deu tão certo que agora o próprio YouTube está patrocinando o encontro.
Eu já tinha conhecimento de quase tudo isso quando, ontem, a Ju me apareceu falando sobre esse escritor que está sendo comentado por toda a blogsfera e arredores. Autor dos títulos 'Quem é você, Alasca?', 'O Teorema Katherine', 'Cidades de Papel' e outros que eu desconhecia, ele tem uma leitura muito fluida e personagens engraçados, e suas histórias fazem você se sentir triste e feliz ao mesmo tempo. Ele se chama John Green. John Green? É, John Green. O que faz vídeos no YouTube? É, ele tem alguns vídeos, fala muito rápido e é engraçado. Ele fala Hi! I'm John Green and...? É, esse mesmo! ...
Ele é escritor?!?
E foi assim que a Ju descobriu que o amado John Green é um youtuber de sucesso, e eu descobri que ele é um escritor de sucesso. Não faço ideia se vocês sabiam disso, mas se não sabiam, com certeza ficaram surpresos.
Penso que uma maneira de se entender um autor é acompanhar suas influências, suas ideias, suas filosofias. Claro que grandes autores conseguem ser versáteis e apresentar ideias dissonantes em suas obras, mas mesmo assim, são os acontecimentos cotidianos das vidas deles que os levam a escrever algo. E com certeza há muita coisa acontecendo na vida de John Green. Então se você é fã de seus livros, talvez seja interessante acompanhar essa vida não tão secreta. Com certeza ele consegue seguir o lema de sua cidade natal: "Don't forget to be awesome!"
---
Olá! Meu nome é Daniel, colega de faculdade da Ju, e eu escrevi esse texto a pedido dela. Ela ficou tão surpresa que achou que essas coisas deviam ser compartilhadas no blog! Então, trabalho cumprido. Mas eu estou curioso para ver se todo mundo sabia dessas coisas, ou se foi uma surpresa geral da nação. Se possível, respondam nos comentários!