Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] O Teorema Katherine

Então, apesar de todas as críticas negativas e o começo chatinho, eu terminei de ler O Teorema Katherine.. Por não estar esperando nada do livro, acho que foi uma leitura bastante divertida, mas não é o melhor livro do John Green.

Nome: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 302
Classificação: 4/5



Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Katherine e Colin namoram. Ketherine termina com Colin. É sempre assim. Após seu mais recente e traumático pé na bunda, O Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, com pura matemática, o desfecho de qualquer relacionamento.Uma descoberta que vai entrar para história, elevando Colin Singleton diretamente ao distinto ponto de gênio da humanidade. E também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.




 O livro conta a história de Colin, um menino prodígio cujo maior sonho é fazer uma descoberta importante, ter o seu "momento eureca". Ele acha que é definido por duas coisas: ser um prodígio e ser um terminado. Isso porque em sua vida amorosa, ele já teve 19 namoradas, todas elas chamadas Katherine, e cada uma delas terminou com ele. 

Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem Kates, nem - Deus o livre - Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas - cada uma, individualmente falando - terminaram com ele.

Após o seu mais recente pé na bunda, quando ele também percebe que a cada dia diminuem as chances de ele se tornar um gênio, Colin e seu melhor amigo, o árabe Hassan, saem um uma viagem de carro sem destino certo numa tentativa de esquecer a realidade
O livro estava bem parado no começo, com o ex-prodígio (como ele mesmo se vê) reclamando da vida. Com a entrada de Hassan, a leitura se torna mais fluida e divertida, pois é um personagem que leva a vida sem se preocupar com nada, fazendo piada sobre absolutamente tudo

-Quero ir para casa, mais ainda temos quarenta minutos para matar.
-Tá, tá. Ataque de asma do gordinho. É o truque mais antigo do livro dos gordinhos. É só me seguir.

Eu achei isso de eles saírem em uma viagem de carro sem destino meio forçado.. Não sei até que ponto os pais de dois adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio deixariam os filhos fazer isso, mas ok, a viagem é importante para o desenrolar da história. 
O livro é marcado pelos conhecimentos de Colin ditos como não interessantes por Hassan, mas que na verdade até que são curiosidades legais. Colin é uma enciclopédia de conhecimentos "inúteis", até a lista telefônica ele já decorou. Isso e as gírias que os dois vivem falando geram boas risadas. 


Depois de alguns dias de estrada, eles acabam chegando numa cidade rural chamada Gutshot, onde conhecem Lindsey, uma caipira muito inteligente que acaba se tornando amiga dos dois. Nessa mesma cidade, Colin acaba tendo o seu tão esperado "momento eureca": ele ia trabalhar em um teorema matemático que poderia prever a duração de um relacionamento e quem terminaria com quem, usando os seus relacionamentos passados como base. 

O livro é dividido em capítulos, onde é contado o presente, mas também tem lembranças dos seus relacionamentos passados, que aparentemente não tem relação, mas no final tudo se liga. Acho que o John Green é um autor maravilhoso, que constrói muito bem os personagens, fazendo as pessoas se identificarem um pouquinho com cada um deles. A escrita dele é muito leve, fazendo do livro uma leitura rápida e fácil (mesmo com tanta matemática).
Só achei o livro bem previsível, acho que assim que eles chegam na cidade e conhecem Lindsey e o seu grupo de amigos você já consegue imaginar o que vai acontecer..

De qualquer jeito, acho que O Teorema Katherine é uma boa leitura pra quado você quer passar o tempo e dar umas boas risadas.

Foto de Melina Souza


E vocês, já leram esse livro ? O que acharam ? Comentem!

25

25 comentários:

  1. A sinopse do livro é divertida HUEHEU. Como assim ele namorou 19 garotas chamadas Katherine? Dessa eu não sabia!
    Eu estou doida pra ler este livro, parece ser bem legal.

    Beijos.
    http://algoadefinir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Juliana ^^

    Achei seu blog uma fofura só e achei lindo entrar aqui para visitar e perceber que hoje tinha resenha de "Katherine". Comprei esse livro recentemente, porque eu AMO a escrita nerd do Green, ahahaha. E esse amor me fez querer ter todos os livros dele. Então eu já li todos, mas deixei "O Teorema Katherine" para o final... justamente por ser o mais criticado e considerado o "mais fraco" de todos.

    Mas pretendo ler SIM. E amei sua resenha. Você me deixou conhecer alguns pontos da história que ainda não conhecia. Em breve vou ler. Vou sim. Ahahaha.

    Já disse que seu blog é lindo??? <3

    Curti muito seu jeito de resenhar e a sua estrutura de resenha ^^

    Pretendo voltar aqui sempre. Se você não me ver por aqui, me manda um e-mail (ma.lims.91@gmail.com), porque são tantas coisas na vida que me esqueço até das coisas legais.

    Beijinhos,
    May.

    Livreando

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Antes de tudo, amei o seu blog. Super fofo.
    Sobre o livro, não o li ainda, mas está mais perto do que longe. kkk
    Eu não sei ainda o que achar de John Green, porque ainda não li os livros dele. Sempre tive uma aversão por livros que todo mundo lê sabe? Sempre chegava primeiro nas livrarias e pegava o livro bom que achava que ninguem ia gostar, e depois virava febre. Hoje eu vejo que é besteira, mas ainda me sinto receosa com ele, porque acho que os livros dele são melosos demais. Não sei. Mas vou ler sabe? Vai que seja totalmente diferente do que eu pensei?! kkk

    Então, com certeza venho visitar mais vezes, e espero ver você também lá no Pausa Para Um Livro. Ok flor?

    Beijos, Tami

    ResponderExcluir
  4. O autor desse livro é maravilhoso, quase todas as suas obras são comentadas e esse livro não poderia ficar de fora.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  5. John Green sabe mesmo como cativar o público jovem , eu adorei o livro dele a culpa é das estrelas e recentemente ganhei o Teorema Katherine e pretendo lê-lo o mais rápido possível ^^
    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. to com um medo de ler esse livro porque eu sou uma droga em matemática então provavelmente eu vou ficar perdida... rsrs mas eu quero ler!
    chocolatecomlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não vai ficar perdida não, o John consegue deixar tudo bem simples e divertido!
    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro da minha mãe e, por conta das resenhas negativas, ainda não tive coragem de lê-lo. Até porque eu nunca li nada o autor, e queria começar pelos mais aclamados dele. Ainda bem que consegui encontrar Quem é você Alasca? numa promoção (ele chegou hoje *-*), pois assim posso começar a leitura dos livros dele.
    Adorei sua resenha.
    Eu já esperava mesmo que fosse previsível. Mas YA geralmente não sai disso. Difícil quando acontece :)

    Beijo! (ah, adorei o seu blog! já estou seguindo *-*)
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, estou louca para ler esse livro. Conprei essa semana pelo site da Saraiva mas ainda não chegou. Adorei a resenha e já estou seguindo o seu blog. Segue o meu de volta?

    http://www.maisquelivros.com




    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar bastante nesse livro, quero compra-lo. Li o primeiro capitulo na internet, parece ser muito bom. ><

    pimentacommenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa resenha!Estouterminando de ler " Quem e voce Alasca?" para ler esse livro *---* <3
    John Green <3

    beijos :*

    http://forevers2young.blogspot.jp

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um otimo livro ,fora q eu ja ouvi minha amiga falando sobre ele ...
    Enfim
    beijokas e fica com Deus !!

    http://babiibronzatti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu pedi ele de natal vamos ver se ganho o pior é que sempre leio resenhas e me dar mais vontade falam muito que ele é entendiante mas só eu lendo pra mim formar minha opinião né ? Espero ganhar e resenhar também .
    www.omundinhoquaseperfeito.com
    Beijos da Ketty ♥

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro, mas ele esta na minha listinha a séculos! Pretendo tira-lo de lá e coloca-lo na minha estante no desafio haha. Adorei a resenha, acho que é um livro muito interessante, apesar de ainda não ter lido. Muitas pessoas dizem que dos livros do John Green esse é o mais chato, mas sei lá, só acredito lendo haha. Beijos e tenha um ótimo domingo!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter
    participe do primeiro sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  15. Oie Blogueira *.* Tudo bem?
    Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog super fofo,super curti \o/
    E meu Deus que resenha é essa?! John Green realmente nos leva a loucura neh?!Esses dias estava comentando com minha mãe que esse autor vai fazer eu ir a falência LOL a escrita dele é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!! E sim sua resenha não deixou a desejar,foi bem escrita e simples,meus parabéns :D
    Por fim você deixou um recadinho lá no Fome e Vontade de Ler que me emocionou,sinceramente fiquei bem surpresa,cheguei até mostrar para o povão daqui de casa.Obrigada por ter gostado do FVL e são pessoas como você que faz com que eu siga em frente com o meu trabalho!Obrigada mesmo!
    E PARABÉNS \O/\O/ JÁ ESTOU SEGUINDO AQUI HEHEHEHE
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Juliana,

    Ainda não li, mas pode apostar que está entre minhas principais leituras para 2014. Seu apaixonado pela narrativa do John Green e concordo com a análise que você fez do estilo dele. O cara é realmente um autor maravilhoso. Não tem como não amar seus personagens. Perfeito, muito perfeito. Enfim, resenha muito boa!

    Gostei bastante de seu blog, seguindo para receber as atualizações :-)

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. ainda não li esse livro! Mas ele parece ser super bacana!!! Amo a escrita do John, ele é bem descontraído e engraçado, bom pelo menos foi assim em ACDE, um livro muito fofo! Eu não gosto das capas dos livros do John, rsrs, mas os livros são bons! Achei super interessante o fato de Colin ter tido um monte de namorada com o mesmo nome e depois sair com seu amigo sem rumo para esquecer a realidade!
    Ótima resenha flor!

    Beijos!

    ♥Juh♥

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nunca me animei para ler esse livro, amo o John Green. Já li o ACÉDE e o QÉVA e gostei muito de ambos. Porém, todo mundo fala que esse é o pior livro do autor, tenho medo de me decepcionar. Vi pela sua resenha que ele é um livro bem mediano mesmo, acho que não estou no clima para ler, mas quem sabe mais pra frente né
    Bjs,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Seria exagero dizer que prefiro esse livro a ACEDE?
    Sério, gostei muito mais dos diálogos entre Colin e Hassan, embora ainda ache o outro livro de John Green um dos meus preferidos do ano.
    Também achei o livro um pouco previsível, mas isso não me fez gostar menos do livro, os acontecimentos que constroem a história fazem qualquer previsibilidade valer a pena.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Adoro os livros de John Green, ele é ótimo!
    Estou curiosa para ler esse livro aí, ainda mais porque gosto de histórias que me fazem rir, então pretendo lê-lo assim que der.
    Adorei sua resenha (e o blog também).
    Beijos, Lery. :D
    http://lerissakunzler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Essa foi a primeira obra do John Green que eu li, e foi ESSE livro que me fez gostar do autor até hoje. Admiro muito a escrita do Green, a leveza e facilidade com que lemos seus livros, enfim... É tudo de bom. Eu gostei muito desse livro, e não achei nada forçado, acho que temos que estar no momento certo para ler!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião melhor que o tão aclamado "A culpa é das estrelas", eu gostei muuuito acho que o livro fluiu muito bem. A coisa mais interessante foi a parte de matemática no fim do livro, ao contrário da maioria das pessoas, não pulei e li tudinho - apesar de não entender algumas coisas -
    Beijos,
    Loucamente Leitores

    ResponderExcluir
  23. Concordo com tudo que vc falou, adoro os livros do Green, mas esse não é o melhor de todosç

    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você, o livro é super divertido mas não é o melhor do Green. Ainda prefiro 'Quem é você, Alasca?' Mas confesso que sou apaixonada pelo Colin!
    Beijos,
    Monomaníacas

    ResponderExcluir