Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] Divergent

Olá galera, tudo bem ? Peço um pouco de paciência de vocês pois o blog está em processo de aprimoramento. O mês de abril promete muitas novidades, como por exemplo o começo da promoção TOP Comentarista, então continuem acompanhando! 
Hoje trago a resenha de um livro que me fez viajar, esqueci completamente de onde eu estava. Mesmo tendo prova na semana seguinte, os "só mais um capítulo" nunca eram só um capítulo e acabou que eu não estudei nada até terminar a leitura. Agora estou lendo a continuação da série, louca para saber como essa história vai terminar!

Nome: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Harper Collins College Publishers
Páginas: 487
Classificação: 5/5
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Depois de tanto ouvir sobre essa série, finalmente tive a oportunidade de lê-la ao ganhar o sorteio no blog Estou Lendo, como já disse no post sobre as minhas aquisições do mês (aqui). O que eu achei? Fantástico!
O livro se passa em uma Chicago do futuro onde para alcançar a paz após muitas guerras, todas as pessoas foram divididas em facções. Cada facção impõe uma grande virtude que contrapõe um ponto fraco das pessoas, atribuído como causador das lutas. As cinco facções são: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição.

Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade no deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.

Aos 16 anos, os jovens têm de escolher suas facções. Antes disso, eles passam por testes de aptidão para verem a qual facção eles se encaixam melhor. Beatrice, a protagonista, foi criada na facção de Abnegação e após passar pelo teste com resultados inconclusivos, ela se vê em um problema: ser uma Divergente.

O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim.

O livro é repleto de ação e instiga a curiosidade a todo o momento. Fica difícil não querer saber o que acontece na próxima página ou capítulo. Com certeza a autora Veronica Roth fez um ótimo trabalho em seu livro de estreia. Quando fui chegando perto ao final, tive que dar uma folheada nas últimas páginas para ter certeza de que era seguro terminar a leitura e ir me preparando psicologicamente para toda a ação, rs. É aquele tipo de série que ao acabar um livro você já quer correr para começar o próximo, então não percam tempo e deem uma chance para essa trilogia maravilhosa!
Fica até difícil descrever o que mais me impressionou nessa história, porque a resposta seria TUDO. A protagonista é forte e corajosa, mesmo passando por situações difíceis não fica se lamentando e sim corre atrás de uma solução. Os outros personagens foram muito bem construídos, sendo uma trama completa que não precisa se focar em somente um personagem para dar certo.

Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.

Algumas pessoas contestaram a tradução do apelido Four. Eu sou uma das que prefere o nome em inglês mesmo, mas entendo que por ter um significado, a tradução facilita a compreensão. E independente do nome, Four é um personagem maravilhoso e não tem como se estragar isso. 
Então aqui estou eu, ansiosíssima para a estréia do filme e devorando a continuação, Insurgent. Para terminar, queria agradecer à Ane pelos livros, que me deram um fim de semana em um outro mundo!


É isso gente, vocês já leram essa distopia? O que acharam? Comentem!


11

11 comentários:

  1. Oláa! Sabe que eu via muuuuita gente falando desse livro, mas NUNCA tinha parado para ler uma resenha se quer?! E uaaaau achei muuuito demais!
    Adorei saber que instiga a nossa curiosidade, pois sou muuuuito curiosa hehehehe!
    Beijooos flor ^^

    ResponderExcluir
  2. Já estou lendo o 3º livro, Convergente que é simplesmente o mais incrível dos três, por mais que a enxurrada de spoilers que eu vi no facebook e twitter terem atrapalhado a leitura :/
    Mas enfim, os livros são bons de ler, vai melhorando de um livro pro outro.
    Estou ficando louca na espera do filme!

    beijos
    http://i--wont-give-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha confesso que adorei sua resenha e confesso que comprei o LIVRO DIVERGENTE por causa do filme. Mais por causa do filme, porque quando saiu eu não tive muito interesse não. Eu pretendo ler em breve assim que tiver uma folga, porque estou atolada de leitura nesses dois meses (risos)
    Mas adorei a sua resenha e principalmente as partes que vc destacou.
    E tenho que confessar, vc escreve muito bem viu? PARABENS =]

    Espero poder gostar da historia tanto como vc gostou também.
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro dela , ou quer dizer nunca escutei falar dela .. Gostei da resenha , mas n curto livros deste estilo , sou bem complicada neste lance de livro kkkkkk !

    Beijos , http://sdviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, tudo bem?

    Eu estou bem curiosa pra ler esse livro, tanto pelo enorme número de comentários positivos que vi sobre ele, mas também pelo fato de eu ter gostado bastante da premissa do livro. Parece ser uma história cheia de ação...
    Gostaria de ter sorte como você e ganhar ao menos uma vez na vida um sorteio de livros...rsrs

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse livro recentemente e estou bastante empolgada para ler. Estou esperando chegar mais perto da estreia do filme, para poder fazer uma comparação melhor, mas pela sua resenha, acredito que o livro vai ser realmente muito bom.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa trilogia é muuuuito boa! Estou lendo Convergente e estou pirando! kkkkk Se vc gostou de Divergente vai amar o segundo da série, Insurgente, eu pelo menos achei ele bem melhor que o primeiro! Só quero ver como será agora em Convergente, já que uvi muita gente comentando que se desapontou no final, mas vamos ver né!
    Com certeza é uma ótima trilogia, especialmente para quem ama distopias!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Um dos livros mais falados no momento devido ao filme e eu perdida e desatualizada desse mundo de adaptações literárias :( Falta de tempo é um saco as vezes =/
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju :)

    Não tinha planos de ler a trilogia, mas todos tem falado tão bem dela que assumo que agora estou com vontade de ler, rs

    Adorei a sua resenha!

    Beijinhos!
    Carol - Livreando

    ResponderExcluir
  11. Oi, estou com ele aqui em casa, mas não consigo colocar ele na minha lista de leitura porque logo chega mais livros de parceria e fico completamente perdida rs.
    Parabéns pela resenha, acho que vou furar a fila de livros aqui rs.

    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir