Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] O Presente

O Presente era um livro que eu estava louca para ler desde o seu laçamento, e não me decepcionou em nada. Em época natalina ou não, emociona qualquer um com uma mensagem linda e um final surpreendente. 

Nome: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Classificação: 4/5


O PresenteTodos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

Surpreendendo muita gente, diferentemente dos outros livros da autora, essa obra não é um romance super doce. Continua sim sendo emocionante, mas com um outro foco. Sendo repleto de metáforas e podendo até ser comparado com uma parábola, O Presente tem como objetivo fazer os leitores refletirem sobre o que realmente é importante na vida e como o tempo pode ser o bem mais precioso.

Lou Suffern é um workaholic super ocupado, precisando sempre estar em dois lugares ao mesmo tempo. Mesmo que isso traga prejuízos para a sua vida pessoal, quer sempre ser o melhor na empresa, se sentindo extremamente realizado com os bens que o trabalho pode lhe proporcionar. Se Lou é super eficiente em ser um empresário, é também o maior fracasso quando se trata da família, sendo assim um marido desagradável e infiel, um pai extremamente ausente, um filho relapso e um irmão egoísta.
Em uma manhã na época do Natal, Lou conhece Gabe, um morador de rua que está sempre sentado próximo de sua empresa. Gabe se mostra uma pessoa útil por ser extremamente observador, podendo ajudar a descobrir as tramas que acontecem no prédio onde Lou trabalha. Assim, o morador de rua é contratado para conseguir informações. Porém, logo o rico executivo se arrepende de sua "boa ação", uma vez que Gabe sempre está presente em todos os lugares, dizendo verdades que ele não está pronto para assimilar, verdades que prometem mudar a sua vida.

O tempo é mais precioso que ouro (...). É o tempo que causa a guerra dentro de nossos corações. Devemos usá-lo com sabedoria.

O livro é narrado pelo policial Raphie, tentando ensinar uma lição para o garoto do peru. Sendo o policial um personagem secundário da história de Lou, o leitor fica tentando fazer ligações de como as histórias se encaixam, o que deixa o livro ainda mais interessante. No meu caso, eu ficava tão envolvida com a narrativa que esquecia que ela estava sendo contada para o garoto e não para mim, então me divertia muito com os curtos capítulos onde a história voltava para a delegacia e o menino mostrava a sua opinião sobre o que lhe estava sendo contado. Além disso, acho que os diálogos do narrador com o leitor foram muito bem colocados, envolvendo as pessoas ainda mais na narrativa.
A mensagem que o livro passa é maravilhosa, garantindo muitas e muitas lágrimas. O final me causou uma luta interna porque realmente foi ótimo e surpreendente, mas não o que eu queria que acontecesse. De qualquer jeito, a leitura foi um grande presente.

A vida estava lhe dizendo que estava preparada para ensinar. Ele não sabia que não era o caso de apertar alguns botões e, repentinamente, saber de tudo; não sabia que os botões a serem apertados estavam nele mesmo. Lou Suffern achava que sabia de tudo. Mas estava apenas começando a arranhar a superfície.

Eu só achei que às vezes a escritora se preocupava tanto com a lição que estava tentando passar que acabava por escrever alguns acontecimentos incoerentes. Por exemplo, na parte da festa de aniversário, primeiro Lou se assegurou de que tinham vários tipos de comida e fica até aliviado só para mais tarde aparecer uma torta super pequena como única opção para os convidados, sendo assim insuficiente. Esse é só um dos exemplos de alguns episódios que para mim ficaram sem sentido. 
No todo, esse foi o único defeito que encontrei e por isso ele não ficou a nota máxima. É uma leitura encantadora, que vai te emocionar, te surpreender e te ensinar muito. Além disso, a obra conta com uma diagramação linda, com uma capa super bonita e efeitos maravilhosos nas páginas! Um livro recomendado para qualquer época do ano, O Presente tem grandes chances de entrar para a sua lista de favoritos. Então o que você está esperando para ler?


É isso gente, vocês já leram o livro? Pretendem ler? Comentem!
7

7 comentários:

  1. Também gostei bastante desse livro.
    Gosto muito da escrita da Cecelia, pretendo ler mais livros dela.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história simples e encantadora, é incrível como Cecelia Ahern sempre consegue colocar certas pessoas na vida de seus personagens para fazer com que eles possam enxergar suas vidas de um modo diferente e tentar mudá-las.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, mas diversas pessoas já o recomendaram para mim *3*
    Pretendo ler ele em breve ~
    Ah, ótimo post Juh !
    Beijos || Findlle :3

    ResponderExcluir
  4. Eu li e também fiz resenha. Eu achava que seria um pouco mais diferente, mas ficou meio a meio. Amo os livros da Cecelia. Vi que você teve a mesma opinião que eu. Eu acho que ás ezes ficava muito repetitivo e enrolado demais. Mas o final foi lindo!

    Beijos

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro.
    Seu blog é muito lindo, parabéns!

    Estou começando um blog agora e se puder me fazer uma visita eu ficaria muti feliz!
    http://capuccinoelivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor, quanto tempo haha
    Então, te indiquei pra outra Tag lá no blog!
    Vem cá conferir ;)
    Crescendo em Flor

    ResponderExcluir
  7. Eu queria ter lido esse livro na época de natal, acho que a mensagem seria mais tocante, mas parece que o enredo independe de tempo e passa bons ensinamentos. Tenho ele e ta fila esperando para ser lido. Não vou deixar para esse natal, devo ler antes. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir