Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] Ladrão de Olhos

Oi galera, tudo bem ? Finalmente consegui terminar de ler Ladrão de Olhos, e falo finalmente porque a leitura estava super arrastada e parecia que não ia acabar nunca! Sim, podem me julgar, parece que eu sou a única pessoa que não gostou desse livro. Então leiam o que eu achei o livro, e depois por favor tentem me explicar o que tem de tão maravilhoso nessa história, pode ser ?

Nome: Ladrão de Olhos
Autor: Jonathan Auxier
Editora: LeYa
Páginas: 424
Classificação: 2/5

Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!

Peter Nimble veio ao mundo sem nome e foi encontrado por uma tripulação de marujos boiando em um cesto no mar. O bebê, que teve seus olhos comidos por um corvo, foi entregue às autoridades e criado na rua, roubando para sobreviver. Preocupado com o fato de que quanto mais entrava no mundo do crime, mais suas chances de ser adotado diminuíam, Peter aceita ir para casa do Sr. Seamus, que alegava ser um homem de negócios rico, com uma grande casa e um cachorro grande o bonito. 
Só que na verdade, Sr. Seamus só estava interessado na habilidade que o garoto tinha para furtar, não era rico, não tinha uma casa grande e o cachorro era velho e malvado. Ao invés de dar o amor que Peter tanto queria, ele foi treinado para ficar ainda mais habilidoso na arte da ladroagem. Por exemplo, a sua comida era trancada em um baú, e ele só podia comer quando conseguisse arrombar o cadeado.. e lá se foram duas semanas sem comer. Desse jeito, quando a narrativa começa, o menino tem 10 anos (perceba, 10 anos!) e já é o maior ladrão que já existiu.

Ok, a história dele é bem comovente, mostra a superação de Peter, que apesar de cego, tem os outros sentidos super aguçados, não fica reclamando a vida e consegue se virar super bem. Mas talvez esse seja o problema, ele parece uma espécie de super ninja, que consegue sentir o cheiro da idade, desacelerar o coração, nunca ser visto, e fazer umas coisas que seriam impossíveis até para robôs com uma super visão (imagina então para uma criança de dez anos!).

Um certo dia, quando é mandado para a rua atrás de comida, a criança encontra um caixeiro estranho que parecia ler os seus pensamentos. Na primeira oportunidade, ele rouba do vendedor uma caixa com um cheiro melhor do que todas as riquezas que ele estava acostumado, o que depois eles descobre ser olhos mágicos que o levarão em uma aventura que mudará a sua vida.

Os olhos eram feitos de materiais diferentes, e é assim que é dividido o livro: ouro, ônix e esmeralda. Cada parte é dividida em pequenos capítulos, que devido a diagramação do livro, com grande espaçamento e letras maiores do que o normal, eram pra ter uma leitura rápida, mas com a escrita entediante e absurda do autor, não foi bem assim no meu caso.
Eu digo absurda primeiro pela coisa do ninja que eu já falei ali em cima, mas também porque mesmo sendo um livro de fantasia, é tudo muuuito falso! Isso porque adoro livros de fantasia, adoro livros infanto-juvenil, mas esse força demais! Parece que todos os problemas se resolvem sem nenhum esforço: era horrível em luta com espadas, mas apenas com alguns treinos se tornou o melhor que já existiu.. não bom ou ótimo, mas o melhor que já existiu. 

Adultos podem ser enganados com frequência em situações que crianças jamais o seriam.

Chegou na metade do livro, eu não estava mais conseguindo ler, então dei uma parada para procurar resenhas e ver se depois melhorava, e se as pessoas estavam tendo uma experiência tão ruim quanto eu. Imagina a minha surpresa quando só achei resenhas positivas, falando que o livro era cativante, te prende do começo ao fim, o melhor livro de todos, sendo até comparado com o próximo Harry Potter! Fiquei me achando a pessoa mais estranha do mundo e tentei aceitar que o livro era absurdo mesmo, que não era pra fazer sentido e que eventualmente tudo ia ficar lindo. Só que não foi o que aconteceu..

No fim tá tudo uma bagunça, tudo dando errado, e tudo se resolve maravilhosamente bem, sem nenhum probleminha sequer. Muitas coisas importantes para o desfecho da narrativa eram descritas como sorte, o que eu achei bem falho, porque haja sorte! Fiquei feliz com o fim sim, porque finalmente tinha acabado.

Acho que esse livro foi a minha primeira grande decepção, porque ele é maravilhoso, e eu via tantas coisas positivas sobre ele, que fiquei morrendo de vontade de ler.. Ai quando finalmente consigo ler, o livro é bem ruinzinho.

O que não da pra desconsiderar é a diagramação do livro, ele é linda demais! A capa é maravilhosa, as páginas são de um degradê escuro, no começo de cada capítulo tem uma ilustração a respeito do que vai ser narrado ali.. foi tudo muito bem feito. 



O livro também tem umas quotes lindas! Só é uma pena a narrativa do autor e a história em si não acompanharem esse padrão.

Você pode ter observado, em sua própria vida, o grande poder que existe na narrativa de uma história. Uma fábula bem contada pode transportar os ouvintes de suas vidas monótonas, dando-lhes um senso mais amplo do mundo.

Bom, essa é a minha opinião. Eu realmente queria entender o porque de as pessoas terem amado tanto esse livro, então se vocês conseguirem me explicar, eu ficaria muito feliz mesmo. Comentem! (:

16

16 comentários:

  1. Olá Juliana, Adoramos sua visita em nosso blog, ficamos felizes em saber que você tenha gostado. Amei seu blog, super Fofo u.u
    Já estamos seguindo.
    Bom , espero visita-la sempre que puder amada.
    Beijos
    Ass: Marta Miquele e Elane Miquele
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito honesta a sua resenha. Eu não conhecia o livro, mas ao ler o começo, me lembrou demais dos livros do Charles Dickes (Oliver Twist?) com uma pitada de fantasia.
    Realmente, não dá para concordar com tudo o que lemos... até porque cada um tem um gosto e experiência de leitura diferente.

    Beijos,
    Nereida
    agua-marinha.net

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Nossa não sabia que o livro era tão ruim assim :/
    Ele desde o começo não me interessou, a não ser pela capa que eu amei ♥
    Gostei muito da sua sinceridade na hora de resenhá-lo.
    beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa! Eu gostei MUITO do livro! Achei que tem um jeito bem legal de narrar, pois mostra mais ou menos como um cego agiria numa aventura! Eu gostei de tudo na história! Gostei da trama... gostei de como os "olhos" diferentes fazem coisas diferentes, gostei dele passar do mundo "normal" para o mundo mágico. Você realmente achou que tudo se resolveu maravilhosamente bem? Nossa... bom, cada um gosta de um tipo de livro. Eu fui uma que gostei MUITO mesmo da história e não vejo a hora do autor escrever outro livro. Consegui me sentir na história, sentir o nervoso dele para resolver os problemas, só faltava sentir falta de ar pela correria e pelo nervosismo.
    Gosto é gosto. Mas eu realmente gostei da história. Gostei tanto que até comprei pra dar de presente!

    Abraços

    Carla Luz - http://a-terra-magica-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu ainda estou dividida sobre ler esse livro.
    Vejo resenhas positivas, mas também muitas negativas.
    Talvez em 2014 eu acabe lendo... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. obrigada por segui o blog, já retribui
    Nunca tinha ouvido falar desse livro

    Beijos, Brenda do Gave Crazy

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Confesso que morria de vontade de ler esse livro por conta da capa! Ela é muito linda e pelo visto a diagramação também!
    Mas fiquei triste em saber que você não gostou! É tão ruim quando isso acontece, não é? Ainda mais quando temos tanta expectativa!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez que vejo resenha desse livro (deve ser por nunca ter procurado, mas isso não vem ao caso), li ele com 11 anos, nas ferias depois do meu primeiro ano no Fundamental 2, eu realmente amei ele, naquela época eu adorava historias de aventura, na verdade esse meu vicio todo se iniciou por um livro que pode parcialmente ser encaixado nesse tema, eu sou muito fã de historias que envolvem ladroes, nao sei porque mas sempre fico empolgada quando aparece um em algum livro que estiver lendo, acho que o seu desapontamento com o livro se deve ao fato de o publico ser o infanto-juvenil.

    Beijinhos,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Gente, que legal. Realmente me interessei pela história. :)

    Blog Twitter
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Só para avisar que te indiquei para um selo: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2013/12/selo-versatile-blogger-award.html
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Poxa acabei de comprar esse livro... :/
    E comprei justamente por causa dessa enxurrada de resenhas positivas. Como você disse a capa e a diagramação são lindas mesmo, foi uma das coisas que mais me chamou atenção na hora de comprar
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana!
    Adorei a resenha, você bem sincera e isso me conquistou! Por isso já estou seguindo seu blog e a página no face.

    Obrigada por seguir meu blog! Temos uma página no face tbm!

    Beijocas e eu feliz 2014!

    www.nadasimples.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ótimo! Já vi algumas resenhas dele e parece muito bom, com essa história meio dramática de um menino que teve os olhos comidos por corvos e virou um ladrão, parece interessante. Fora a capa que eu achei linda demais! *-*
    ótima resenha, aliás adorei o blog todo, tudo muito lindo e bem feito, parabéns!
    Beijo e sucesso para nós!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca o li. Pela sinopse, realmente me parece um livro interessante, mas eu entendo o teu ponto de vista, às vezes a fantasia beira o absurdo e é difícil de ser cativado por algo qeu nos parece muito falso pra acontecer. Talvez tu estivesse com a expectativa alta demais, aí acabasse te decepcionando muito, mesmo. Mas parabéns pela resenha, ficou bem verdadeira e objetiva, tu expôs o que não gostou e porquê. Gostei muito do teu blog, já tô seguindo.

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things - http://livroseetecetera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Te indiquei lá no meu blog pra fazer uma TAG. Espero que goste! =D
    Se fizer deixe um comentário lá com link pra que eu possa ver suas respostas também.

    http://viajandocomnideck.blogspot.com.br/2014/01/tag-1.html

    Beijos. ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi o blog é maravilhoso adorei as resenhas! Estou seguindo. Segue se gostar?

    http://fofurasdegarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir