Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] O Dia da Caça

Fala seguidores e seguidoras do blog!
Antes de começar eu queria falar que um leitor entusiasmado não apenas vive melhor seu mundo a cada leitura, como também cativa as pessoas ao redor dele a conhecer o mundo de leitura.

Foi isso que aconteceu comigo, graças a Juliana (autora principal do blog e minha namorada), tanto que estou compartilhando minha primeira resenha com vocês haha
Espero que minhas opiniões de leitor iniciante possa alcançar o público de maneira diferente (além de trazer resenhas diferentes, pois meus gostos são um pouco diferentes da Ju). Se vocês curtirem volto a deixar minhas opiniões aqui.

Nome: O Dia da Caça
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Classificação: 4/5


O Dia da Caça Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

 Bom vamos lá... O Dia da Caça.

Acho que o título não poderia ser melhor pois o livro (quase) inteiro narra a história de um detetive chamado Alex Cross se ferrando num continente novo atrás de um assassino impiedoso conhecido como Tiger (que faz valer o ditado "um dia da caça e outro do caçador" a seu favor).

Mas isso vocês podem encontrar na sinopse do livro haha

Quais foram as minhas impressões:
O Alex é o típico policial/detetive herói das histórias, esperto, malandro, com um senso de justiça inabalável, um policial top com muita influencia e parceiros dispostos a ajudá-lo. O que é um pouco surreal nesse personagem é a resistência física do menino. Sério. O cara apanha absurdos (em vários momentos do livro), é torturado, quebram o nariz dele (e depois quebram o nariz recém arrumado dele), toma facada e leva isso melhor do que um ser humano regular. Mas claro, ele é o típico policial/detetive das histórias...
Além disso ele tem uma fissura enorme por capturar Tiger, que comanda um grupo de adolescentes que assassinou uma ex-namorada dele da faculdade e toda sua família de forma assustadora, que faz Alex ir até a Nigéria ( um país inóspito em um continente desconhecido fora da jurisdição do detetive (y)) em busca de... Justiça?
Ok, é um motivo nobre, mas as chances do detetive sobreviver eram praticamente nulas (e isso fica claro no livro a todo momento). Alex tem discussões com a sua família sobre esse assunto para mostrar quão absurdo isso é, mas aparentemente é uma característica do detetive essa ânsia por fazer justiça com as próprias mãos.

Existem outros personagens que são importantes para a história e que até poderiam se desenvolver melhor na história, mas a maior parte foca-se no duelo Alex x Tiger e tudo fica meio em segundo plano.

O que eu gostei muito do livro é que ele é dinâmico, escrito em capítulos curtos e fluidos, que facilitam a leitura e não te fazem perder o interesse.
Em relação à ação e a perseguição ele não deixa nada a desejar. Tem cenas de luta, perseguições, tiroteios e todas essas coisas que uma boa caçada precisa. Você não sabe quem são mocinhos, que são bandidos, se o governo e a polícia da Nigéria é pró ou contra o Alex. Além disso você fica esperando para saber quem está na frente de quem (Alex ou Tiger) e principalmente qual será a próxima vítima de Tiger e se Alex vai sobreviver naquele país maluco que é a Nigéria.

E o mais fantástico para mim é que o livro retrata um mundo em detalhes que muitas pessoas desconhecem, com seus problemas e sofrimentos totalmente expostos e, se tudo que é retratado for verdade, exige certa reflexão do preço que a ganância cobra de várias pessoas do continente africano. É muito triste.

O final é surpreendente, onde alguns personagens daqueles "secundários", que passam despercebidos ao longo da leitura, são na verdade os mentalizadores de um esquema muito maior que motivam os assassinatos e a história em si.

Assim, apesar dos personagens principais serem um pouco exagerados ( eu esqueci de comentar que o Tiger é um tanque de guerra humano) a história é envolvente e o cenário africano acrescenta muito ao conhecimento geral que temos do mundo. Recomendo a leitura!

Quem já tiver lido e quiser compartilhar suas impressões, ou que tenha se interessado comente ai ^^
Abraços!


13

13 comentários:

  1. Amei a resenha :) Quero ler agora

    Beijos
    leitorasdechocolate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha!
    Já ouvi falar muito dos livros de James Patterson. Esse parece muito bom, e pela resenha me despertou a curiosidade para ler. =)
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse tipo de livro com final inesperado! Gostei!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  4. Oie namorado da Ju rs
    amei o que você escreveu no início: "um leitor entusiasmado não apenas vive melhor seu mundo a cada leitura, como também cativa as pessoas ao redor dele a conhecer o mundo de leitura." Eu vivo tentando fazer meu esposo ler mais, mas como ele é hiperativo, não consegue se focar na leitura rs mas este ano fiz com que ele pegasse A queda dos reinos para ler, e ele me surpreendeu lendo em 2 semanas.
    Mas vamos a resenha: Patterson é divo. Já li um livro policial dele e curti muito, acho que pelo fato da detetive ser uma mulher.
    Ainda não li nada da série Alex Cross, mas pelo visto o cara é estilo exterminador do futuro kkkkkkkkkkkkk
    Sua resenha tá ótima, melhor que as minhas hsuhsuhusha tá aprovado.
    bjos e feliz natal atrasado pra você e pra Ju e um próspero ano novo
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana, gostei muito da resenha!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas parece bem interessante. Eu sou praticamente leiga em livros de ação/aventura, então estou procurando por algum para começar. Esse parece ser interessante.

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana, adorei a resenha!
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curioso agora, até adicionei na lista do Skoob rs.
    Adorei o blog, seguindo claro.
    Beijos,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É primeira vez que encontro alguém que tenha lido "O dia da caça". Li esse ano e achei surpreendente a narrativa. É um livro pequeno, mas de perder o fôlego. Esse livro em especial me fez refletir bastante sobre a realidade de alguns países na África.

    Suh.

    http://itsvintagedream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos livros desse gênero e quero ler os que foram lançados pela Editora Arqueiro.
    O que mais curto é que as histórias são dinâmicas e instigantes.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Linda Resenha florzinha! Só li um livro dele, mas amei! Espero gostar desse tmbm! Adoro livros que nos surpreendam! s2
    Saiu LI ATÉ A PÁGINA 100: Amazônia Arquivo das Almas - Paul Fabien que é o livro do Sorteio!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/li-ate-pagina-100-amazonia-arquivo-das.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não sou acostumada a ler esse tipo de livro
    Mas achei a resenha bem empolgante
    Parece ser um ótimo livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hey flor!

    Adorei a resenha, parece ser um bom livro. Mas prefiro ficar só com os dramas e romances do autor, quando me arrisquei com um de seus suspenses/policiais, foi uma baita decepção!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Um dia eu vi uma mulher lendo esse livro dentro do ônibus e fiquei lendo por cima do ombro dela hasuhasua...
    Adorei a resenha!
    Parabéns pelo blog.
    Beijos!

    http://incontrolaveispalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir