Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

A vida (não tão) secreta de John Green

     Quando a Juliana me apresentou John Green, eu já o conhecia. Mas não pelos seus livros, que aparentemente estão ganhando fama e fazendo mais sucesso a cada dia. Eu o conhecia dos seus canais no YouTube.
     "Canais no YouTube???", vocês indagam surpresos. 
     Eu é que exclamo: "Escritor?!?"
     Meu primeiro contato com o vlogger (eu ainda não me acostumei com a ideia de John Green ser um autor) se deu em 2012 quando, surfando pelo YouTube, topei com o curso de história online chamado Crash Course World History. Eu nem saberia o nome do apresentador-professor se ele não fizesse questão de começar todos os vídeos com um caloroso "Hi! I'm John Green and today we're talking about ...".  Mas aqueles vídeos me fisgaram instantaneamente. Dentro de uma semana eu já tinha ido da Pré-História à Globalização. Havia me apaixonado pelo curso.
A capa de Crash Course World History
     Buscando saber mais, descobri que o canal (que se chama Crash Course) disponibilizava outros cursos, entre eles História dos Estados Unidos e Literatura (ambos apresentados por John), e Biologia, Química e Ecologia, apresentados por seu irmão, Hank Green.
     Outros canais, que os algoritmos do youtube sabiamente me apresentaram, também contam com a participação de John e Hank. Explorando esses canais (que para mim eram secundários), descobri que os irmãos Green começaram sua atividade no YouTube em 2007 com o canal Vlogbrothers. Aparentemente John fala de seus livros e publicações nesse canal, e é bem possível que vocês já soubessem disso, mas eu não tinha ideia. Para mim ele era um youtuber-educador interessado em colocar conhecimento na cabeça das pessoas e só.
     Quer dizer, "só" entre aspas, porque o que ele faz não é pouco. Longe disso. Uma rápida pesquisa na Wikipedia (somada à quantidade de vídeos que eu assisti dos irmãos) nos diz que Crash Course foi fruto de uma bolsa de ninguém menos que o próprio Google para os irmãos produzirem conteúdo original. Quando a bolsa acabou, eles inventaram sua própria maneira de manter o curso vivo criando o site de arrecadação voluntária Subbable, que permite que, além dos seus, outros canais educativos também consigam financiamento de usuários que acham que o conteúdo vale a pena.
Hank e John Green
     Como se isso não bastasse, os irmãos Green organizaram a primeira VidCon, encontro que visa a interação dos vloggers do YouTube diretamente com os usuários; não só da área de educação, mas de todas (desde Música até... gatos). A coisa deu tão certo que agora o próprio YouTube está patrocinando o encontro.
     Eu já tinha conhecimento de quase tudo isso quando, ontem, a Ju me apareceu falando sobre esse escritor que está sendo comentado por toda a blogsfera e arredores. Autor dos títulos 'Quem é você, Alasca?', 'O Teorema Katherine', 'Cidades de Papel' e outros que eu desconhecia, ele tem uma leitura muito fluida e personagens engraçados, e suas histórias fazem você se sentir triste e feliz ao mesmo tempo. Ele se chama John Green. John Green? É, John Green. O que faz vídeos no YouTube? É, ele tem alguns vídeos, fala muito rápido e é engraçado. Ele fala Hi! I'm John Green and...? É, esse mesmo! ...
Ele é escritor?!?
     E foi assim que a Ju descobriu que o amado John Green é um youtuber de sucesso, e eu descobri que ele é um escritor de sucesso. Não faço ideia se vocês sabiam disso, mas se não sabiam, com certeza ficaram surpresos. 
     Penso que uma maneira de se entender um autor é acompanhar suas influências, suas ideias, suas filosofias. Claro que grandes autores conseguem ser versáteis e apresentar ideias dissonantes em suas obras, mas mesmo assim, são os acontecimentos cotidianos das vidas deles que os levam a escrever algo. E com certeza há muita coisa acontecendo na vida de John Green. Então se você é fã de seus livros, talvez seja interessante acompanhar essa vida não tão secreta. Com certeza ele consegue seguir o lema de sua cidade natal: "Don't forget to be awesome!"

---

Olá! Meu nome é Daniel, colega de faculdade da Ju, e eu escrevi esse texto a pedido dela. Ela ficou tão surpresa que achou que essas coisas deviam ser compartilhadas no blog! Então, trabalho cumprido. Mas eu estou curioso para ver se todo mundo sabia dessas coisas, ou se foi uma surpresa geral da nação. Se possível, respondam nos comentários!
16

16 comentários:

  1. Li "A culpa é das estrelas" e me apaixonei por ele! Comprei mais três livros dele hahaha
    Legal saber que ele tem um canal no youtube, vou dar uma conferida!

    Beijos!!
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Eu nunca imaginaria que John Green tivesse um vlog! Só não me surpreendo pelo sucesso, ele é bom em tudo que faz (:
    Adorei saber disso, Daniel! Vou dar uma olhada e torcer para que tenha pelo menos um legendado, haha. Beijos!
    livrosnaprateleirablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim, o cara é incrível! Parece que tudo que ele faz dá certo!
      Achei um vídeo legendado pra você, mas não vai se acostumando!
      Se quiser outros vai ter que procurar hahaha
      http://www.youtube.com/watch?v=HMG7qsjsUrw
      Beijos!

      Excluir
  3. Estou terminando de ler "O Teorema Katherine" e o John Green é muito talentoso , amei o blog !

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    acho que é surpresa geral da nação! haha
    nossa eu nunquinha que ia imaginar isso, adoro os livros dele e agora vou procurar seus vídeos.
    vlogger...? nossa !
    bjkas
    http://dicasdeadolescentepraadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, vim retribuir o carinho e visitar teu cantinho, que por sinal é muito fofo, bom acho perfeito quem ler vários livros fazem resenha e tal, mas infelizmente não tenho tempo.
    Então sabe o que faço leio blogs assim como o seu porque acho mas prático kkkk, me descupem os escritores é falta de tempo mesmo, te seguindo bjs
    http://www.blogficandolinda.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel, Oi Ju!

    Que legal você ter conhecido o John Green por meio de um vlog educativo, sério, eu não imaginava esse lado dele, não o do vlog já que sabia que ele tinha um canal para falar dos livros *é só procurar gifs divertidos sobre livros no google que só dá ele fazendo careta, o cara é MUITO fera e divertido*, mas educador? MEU que incrível! Tô ainda mais apaixonada pelo trabalho dele. Vou dar uma olhadinha no vlog dele.

    Beijos, parabéns pela pesquisa em Daniel, o post ficou ótimo.

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpreendente né? Esse foi meu exato sentimento ao saber dos livros hahaha
      E muito obrigado! Escrever esse texto deu um trabalhinho, é muito bom saber que vocês gostaram!

      Excluir
  7. Olha que demais!!!! Não imaginava também! Acho que foi surpresa para muita gente essa sua postagem!
    Muito legal!
    Ele é um dos meus escritores preferidos! s2
    Ps: '' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''
    Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu conhecia os irmãos Green do YouTube. Sou totalmente viciada em vloggers rsrss então para mim, foi bacana quando os livros dele começaram a chegar no Brasil. Ele é uma simpatia total e tem vídeos ótimos!

    ResponderExcluir
  9. Até hoje só a li ''A culpa é das estrelas'' , agora quero comprar ''Cidades de papel'' porque o 1° eu não curti muitas coisas rs

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que lindo o visual do seu blog!
    Te aguardo lá no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/
    bjin

    ResponderExcluir
  11. Olá então eu conheci o John Green por cauda dos livros já que sou uma leitora fanática rsrsrs, mas no fim do livro dele falava do canal do youtube e fui pesquisar eu gostei mas claro prefiro os livros principalmente o Cidades de papel

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Daniel :)
    E... oi, Ju :)

    Bom... eu sabia que o Green era vlogger, mas só sabia do "Vlogbrothers". Não tinha ideia que o "Crash Course" existia e... GENTE! Que perfeição. Já amo o John e o Hank e imagino como esse canal deve ser bom, pelo que você (Daniel) disse.

    Amei esse post e preciso espalhar ele pra humanidade. O melhor post ever sobre John Green que eu já li *-*

    Parabéns, ao Daniel pelo texto e à Ju, por ter achado digno o Daniel falar disso aqui!!!

    Beijinhos,
    May.

    Livreando

    ResponderExcluir