Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] Vaclav & Lena

E aqui está a primeira leitura do ano que realmente me prendeu. Um livro que aparentemente é só mais uma história leve e delicada, mas que vai mudando de rumo lentamente para te surpreender completamente no final. Confiram a resenha e se gostarem não exitem em comprar o livro, vocês não irão se arrepender!

Nome: Vaclav & Lena
Autora: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
Páginas: 271
Classificação: 4/5

Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu.

Vaclav & Lena, Lena & Vaclav, ou simplesmente VacLena. Personagens que foram muito bem construídos, contando com uma simplicidade que contrasta de maneira absurda com a verdadeira complexidade de cada um. O livro começa quando os dois ainda são crianças imigrantes vindas da Rússia. Sem amigos no novo país, tudo o que eles tem é um ao outro e o sonho de crescerem juntos até se tornarem Vaclav, o Magnífico e Lena, sua linda assistente.

Daí em diante, toda noite, com desvelo, ele enviava ao universo seu boa-noite para Lena e, a cada noite desde então, ele achou que, se não tomasse essa precaução, se a esquecesse ou negligenciasse ou não fosse sincero em seu desejo, em sua mente ou em seu coração, a noite noite poderia não vir para Lena, e isso significaria que Lena teria uma noite ruim, e para Vaclav isso significava que a vida dela poderia estar em perigo.


Por ser o livro de estréia de Haley, ela realmente surpreende, descrevendo os personagens com uma riqueza de detalhes e fazendo os leitores imaginá-los vividamente. Com uma narrativa em terceira pessoa alterando entre o ponto de vista dos personagens, você se sente completamente ligado a eles, torcendo para seus sonhos se realizarem, sofrendo com eles e compreendendo tudo o que se passa (ou isso é o que a autora quer que você pense).
Com a narrativa o leitor consegue perceber como é difícil a vida de um imigrante, a falta do conhecimento da língua e a saudade de casa. Principalmente, como não ter o amplo conhecimento das palavras pode mudar o seu jeito de ser pelo medo de não saber se comunicar ou falar da maneira errada. Achei incrível como a autora conseguiu passar isso e mais incrível ainda como ela faz isso de uma maneira descontraída. 

Na sala do Sr. Hunter, Vaclav é o único garoto de lanche fedorento do ISL na mesa verde. O outro garoto é Ulysses e as duas meninas são Nachalie e Genesis. Cada mesa tem dois meninos e duas meninas; nenhuma mesa tem mais de uma criança com lanche fedorento.

Com o foco da narrativa se alterando, quando em Vaclav você fica encantado pela pureza do garoto e com a grandeza de seus sonhos. Além disso, sua dedicação e amor à Lena desde pequeno comovem qualquer pessoa.
Quando em sua mãe, Raisa, você compreende que mães são iguais em qualquer lugar do mundo, rs. Impossível não ficar vendo sua própria mãe em alguns comportamentos da mulher. Russa aparentemente durona, mas que tem um coração enorme. 
quando em Lena, você em conflito. As vezes adorava a menina e em outras ficava com ódio dela, mas sabia que não podia sentir ódio porque ela tinha algum motivo para tomar certas atitudes. Acho que deu pra entender né?

- Juntos, somos VacLena, uma coisa só. Mas ocupando dois espaços, duas cadeiras - diz Vaclav, formulando em sua mente, enfim, a maneira como irá explicar a questão a ela. - Se existissem 627 cadeiras, quantos VacLenas poderiam se sentar nelas?
- Não sei
- Lembre, cada Vaclena precisa de duas cadeiras, e eles não podem ser separados.
- Por que não? - pergunta Lena.
- Porque senão existe um resto, que é a próxima coisa - diz Vaclav.
- O que é "um resto"? - pergunta Lena.
- É quando separamos VacLena, se por acaso existe só mais um lugar; se sobra uma cadeira. Então existe somente Vaclav ou somente Lena.
- E isso não pode ser - conclui Lena.

O livro me prendeu de tal forma que quando terminou fiquei querendo mais. Com certeza ele foi uma grande surpresa, eu estava esperando uma leitura leve, como disse anteriormente, mas me deparei com uma história intensa e comovente. E não, isso não foi ruim. Pelo contrário, só deixou o livro ainda melhor. Porém, senti falta de um final. Normalmente não tenho problemas com finais em abertos (como nos livros do John Green), mas para esse livro eu realmente queria um final. Não sei se porque ainda estou apaixonada pelos personagens e ainda não estava pronta para me despedir ou se porque estava esperando um show de Vaclav, o Magnífico e Lena, sua linda assistente, mas realmente fiquei achando que não deveria acabar como acabou.

Claro que estavam um com o outro o tempo todo. Mesmo quando não estavam olhando, nunca precisaram verificar. Ela estava sempre lá; ele estava sempre lá. Fora do quarto dela, em algum lugar no escuro, como a lua.

De qualquer maneira, esse é o tipo de livro que recomendo para qualquer pessoa, que vou sair dando de presente de aniversário para todos os meus amigos e que vou reler muitas vezes. Além disso a capa é linda e tem uma textura que, igual ao livro, é diferente de tudo.



E vocês, já leram esse livro? O que acharam da resenha? Consegui convencer vocês? Comentem!
14

14 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar no livro.
    Achei a história bem interessante e também despertou a minha curiosidade. Vamos ver!

    Bjim!!!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo seu blog! Parabéns! Bjo
    http://sofiamodaemake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro ano passado e gostei bastante. Eu acho que estava esperando um pouco mais, já que eu comprei esse livro esperando que ele fosse mais parecido com Por Isso a Gente Acabou, que é um dos meus livros preferidos, mas não me arrependi mesmo assim. Realmente é uma leitura muito boa, e é um livro muito intenso, principalmente quando se trata de Lena. :)

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a resenha, me convenceu com certeza! Não vejo a hora de achar esse livro aqui onde eu moro. Fiquei muito curiosa! Beijos.. *-*
    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi JU,
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Mas que coisa mais fofinha esses dois. " Assim vai ser só Vaclav e Lena e assim não pode ser..." Gostei muito e olha que nem gosto de livros assim. Beijos!
    www.viagensesquizofrenicasalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se você diz que surpreende, então deve ser bom, quem sabe eu o leia!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha, deixa a gente com gostinho de quero mais.
    Beijos.

    http://meus-vicios1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Não conhecia esse título, mas confesso que sua resenha me deixou bastante intrigada e com certeza vou procurá-lo nas livrarias. Gostei bastante do fato da autora abordar a vida do imigrante e mais importante fazer isso de forma sutil, como você relatou.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. nossa fiquei curiosa com o que aconteceu kkk será que ela teve vergonha dele por estar apaixonadinha ? kk seguindo flor http://thaysigales.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliana! Como vai?
    Nunca ouvira falar desse livro, nem nada. E parece maravilhoso! Finais em aberto são legais e péssimos, ao mesmo tempo. Às vezes sinto falta de uma continuação. A capa é muito bonita, e esse & gigante que deu o charme. Agora fiquei curiosa! Quero muito ler. Vou convencer meus pais hahahah Amo histórias fofas e tudo mais <3 Um amorzinho.
    Adoro seu blog! Ótima indicação.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana!
    Comprei esse livro há duas semanas em uma promoção, mas ainda não li.
    Sua resenha me despertou curiosidade, provavelmente vou dar uma adiantada nele na minha fila de leitura.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Se conseguiu me convencer? Não, imagina. Apenas me deixou louca de vontade de ler o livro o mais rápido possível.

    Ju, que resenha perfeita. Preciso ler esse livro. Vai pra minha wish list.

    E preciso dizer que, quando ler, vou passar a leitura toda pensando no temido final que você queria diferente, haha.

    Amei a resenha. Beijinho,
    May.

    Livreando

    ResponderExcluir
  13. A minha primeira leitura do ano foi o livro à volta do mundo com one direction,eu super adoro essa banda e então li esse livro num instantinho. Tambem estou desejando comprar o outro livro deles que se chama atreve-te a sonhar,tambem deve ser espectacular,espero que haja à venda cá nas livrarias de Portugal. Beijinhos fofinhos para ti!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Não consigo imaginar uma versão russa da minha mãe, desculpe. HSUSAHUHSAUSAH
    Você escreve muito bem! Colocou todas as informações sem blablabla, que é meu pecado. Virei fã daqui - literalmente!
    http://josyarr.blogspot.com.br/, do Blogueira de Verdade!

    ResponderExcluir