Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

O Livro dos Sonhos!

Olá leitores, estavam com saudades? Hoje o Depois de um Livro está de volta, com muito mais postagens interessantes para vocês! Obrigada pela paciência e lá vamos nós.
Você que já viaja lendo um livro normal, já imaginou como seria se o livro contribuísse com a sua imaginação, te passando também emoções fisicamente? Pesquisadores estão tentando tornar isso possível, fazendo a leitura ainda mais maravilhosa!



A partir de um projeto chamado “Ficção Sensorial”, os pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, criaram um protótipo de livro que permite que o leitor sinta fisicamente sensações relacionadas às emoções dos personagens da história.

Para que as reações sejam possíveis é necessário que o leitor vista um colete que possui vários controles e inicie a leitura do livro. A capa do livro possui diversos mecanismos (luzes, em sua maioria) que vão sendo acionados conforme a leitura vai se desenvolvendo. Desta forma, o colete e o livro trabalham em conjunto.


Toda vez que o leitor vira a página, o livro se programa para começar a transmitir as sensações daquela parte da história. Por exemplo: se o protagonista está assustado, o colete faz uma leve pressão no leitor, de forma que ele sinta um ‘aperto no peito’. Ou, se o personagem estiver triste, as luzes do livro se ajustam para refletir tal emoção.

O livro de ficção científica de Alice Sheldon, “The Girl Was Plugged In”, publicado pela primeira vez em 1973, foi o primeiro a ser adaptado para esse novo modelo de leitura tecnológica.

Quer ver como funciona? Assista ao vídeo aqui.

Estão sonhando com essa adaptação para todos os livros tanto quanto eu? Imagina como seria um de Jogos Vorazes! Que obras vocês gostariam de ver nesse modelo? Comentem!


9

9 comentários:

  1. Muito legal, fico imagino reler Percy Jckson com essa tecnologia *----*

    http://eaieliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa nem sabia que dava pra criar isso! rs
    Se a gente já se emociona só lendo, imagina sentindo tb! Eu iria querer ler todos os livros de fantasia (Jogos Vorazes, Divergente, Instrumentos Mortais), acho que só não arriscaria os livros de terror do Stephen King! rs
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor ameei seu blog estou te seguindo,retribui ?? beijos
    http://maddalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a notícia, mas eu ainda prefiro a boa e infalível imaginação.... Se não o livro perde a graça! Beijooss
    http://esquicodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que coisa interessante! Eu que já me emociono naturalmente, podia ter um ataque cardíaco em uma cena mais forte... hehehe.

    Beijos,
    Nereida
    www.agua-marinha.net

    ResponderExcluir
  6. Parece impressionante... mas me deixa com um pouco de medo... Já sofro horrores com alguns livros...rsrsrsrs
    Muito legal sua postagem! Parabéns.

    beijos,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei! parece muito massa!
    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei pensando no que a Marissa disse. Em alguns livros acho que morreria, mas em outros valeria a pena correr o risco!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir